top of page

Saiba como ter uma instalação elétrica segura e eficiente com essas 4 dicas

Um dos componentes mais importantes de uma instalação elétrica são os fios e cabos elétricos. Por isso, é essencial entender e seguir algumas orientações na hora de usar esses itens. Continue lendo este artigo para saber mais!


Não é segredo para ninguém que é de extrema importância garantir a segurança de uma instalação elétrica. Garantia que pode ser atingida ao tomar alguns cuidados, como, por exemplo, com a utilização de fios e cabos elétricos: componentes essenciais em uma instalação predial, por serem responsáveis pela condução de toda a energia no imóvel. Então, além de assegurar uma instalação perfeita e que funcione corretamente, ao adquirir condutores elétricos de qualidade comprovada, certificados e confiáveis, você também evitará outros riscos, como sobrecargas, curtos-circuitos, choques elétricos e incêndios. Por esses motivos, na hora de tirar do papel o seu projeto elétrico é essencial levar alguns fatores em consideração.


Pensando nisso, separamos 4 dicas da Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos (e que pode ser conferido clicando aqui) sobre o uso de fios e cabos elétricos. Confira!


Dica 1 — Escolha sempre condutores elétricos fabricados em cobre!

Esse é um dos materiais mais importantes e usados nas instalações elétricas. Sendo utilizado em diversos componentes, como em fios, cabos, disjuntores, interruptores, tomadas, entre outros. A razão para o cobre ser muito utilizado na fabricação de fios e cabos elétricos é devido às suas principais características, no qual possui grande resistência à corrosão e à deformação, além de ser muito maleável. Por isso, esse metal é um excelente condutor para instalações prediais.


Dica 2 — Fique atento à espessura do isolamento do cabo!

Você sabia que é extremamente importante atender à espessura do isolamento do cabo? Ao tomar esse cuidado você garante uma instalação elétrica segura e eficiente. Visto que, ao utilizar um produto fora do especificado por norma, corre o risco de choques elétricos, curtos-circuitos e até incêndios. Além do quesito segurança, usar um isolante que apresenta espessura menor que o especificado pode gerar um custo maior ao consumidor. E isso se deve pela perda de energia que é recorrente ao utilizar isolantes elétricos inadequados.


Dica 3 — Preste atenção às dimensões do eletroduto!

Esse é um material utilizado na proteção mecânica de cabos elétricos, sendo usado em diversos tipos de instalações de baixa tensão. Ou seja, os eletrodutos são itens essenciais em instalações prediais, pois são responsáveis por proteger a fiação elétrica do imóvel. Sendo por isso tão importante compreender como é realizado o dimensionamento do eletroduto, garantindo assim uma instalação segura e eficiente. Então, na hora de tirar do papel o seu projeto elétrico, além de se atentar às dimensões do eletroduto por onde irão passar os fios e cabos, preste atenção também se elas obedecem às especificações descritas no projeto.


Dica 4 — Faça uma análise visual dos fios e cabos elétricos!

Pode parecer uma orientação boba, mas é real e muito útil para garantir que estará adquirindo produtos de qualidade e confiáveis. Para isso, a dica é fazer uma análise visual de todos os fios e cabos elétricos. Sendo o ideal realizar essa inspeção na hora que for adquirir esses materiais. Assim poderá verificar se o produto não está desbotado, ou ainda, se os filamentos do cabo estão descentralizados e/ou se há mais isolamento que o normal. Realizando essa análise garantirá que seu projeto elétrico será feito com segurança e sucesso.


Gostou das nossas orientações? Ao seguir com essas dicas, você garante uma instalação elétrica segura e que funcione corretamente. Mas se na hora de colocar em prática surgir alguma dúvida, a Maxfio está aqui para te ajudar! Além de especialistas em fios e cabos elétricos, somos uma indústria nacional que fabrica produtos com 100% de matérias-primas de qualidade.


E se você trabalha e/ou se interessa pelos segmentos de construção civil, instalação elétrica industrial, materiais de construção e elétrica, manutenção e instalações elétricas, precisa conhecer “O Canal do Eletricista”, em nosso blog. Nele compartilhamos informações e dicas sobre o mundo dos fios e dos cabos elétricos. Confira clicando aqui. Leia também estes artigos que separamos e que podem te interessar!





Conheça a Maxfio!


Somos uma indústria nacional de fios e cabos elétricos de baixa tensão, com produtos certificados e garantia de qualidade (NBR 247) e selo do Inmetro. Usamos matérias-primas com 100% de qualidade, alta resistência, segurança, flexibilidade e durabilidade.



50 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page