top of page

Bitolagem dos cabos: confira quais as informações técnicas que você deve conhecer

Aqui no Canal do Eletricista da Maxfio, você fica sabendo sobre as principais normas de segurança de fios e cabos elétricos e a diferença em relação às bitolas.


Cada projeto tem suas especificações, não é mesmo? Por isso, existem variados modelos de fios e cabos disponíveis no mercado, com bitolas (espessura do fio) que variam de 1,5 mm² a 240 mm². Quanto maior a bitola, maior a capacidade de corrente elétrica, em ampères, que o fio ou cabo irá aguentar. Com isso, a definição correta das bitolas depende de cada projeto.


Os cabos trazem gravados informações técnicas tais como a sua medida de seção e diâmetro. Alguns técnicos utilizam o paquímetro para identificar se o diâmetro do cabo está de acordo com as especificidades do produto. Entretanto, de acordo com especialistas da Maxfio Condutores Elétricos, para saber se de fato existe a quantidade correta de cobre na seção, seria necessário descascar o cabo, contar quantos filamentos de cobre existem dentro do PVC e qual o diâmetro de cada filamento. “Somente assim é possível ser feito um cálculo para que seja comprovado se a quantidade de cobre atende a normativa do produto”, esclarece o consultor da Maxfio Luiz Guilherme de Miranda.


Seção nominal

A seção nominal dos fios pode ir até 240 mm². É importante entender as diferenças dos tipos de fios e cabos elétricos e escolher o ideal para cada instalação, seja casa, prédio ou indústria. Para dimensionar um condutor ou a bitola de um fio condutor na instalação elétrica, por exemplo, é necessário seguir critérios estabelecidos pelas normas.


Conheça algumas diferenças entre bitolas de cabos elétricos a seguir:


Cabos Rígidos e Flexíveis

Os cabos rígidos e flexíveis são os mais habituais e usados em diversas instalações elétricas – internas e fixas de luz, em residências, industriais, comerciais, entre outras.

Cabos flexíveis podem ter até mais de 200 filamentos, a bitola dos cabos flexíveis mais utilizados variam entre 1 mm² e 25 mm². Já os cabos rígidos são feitos da junção de fios de cobre torcidos e possuem seção nominal comumente usada de até 120 mm².


Cabos PP

Cabos PP possuem esse nome por terem duas capas de PVC, uma dentro da outra, são bem resistentes e seguros. Esses cabos também podem fazer parte da decoração da sua casa, através de luminárias pendentes – bem em alta nesse segmento de iluminação. As medidas da bitola variam de 1 a 10 mm².


Cabos Paralelos

Os cabos paralelos também são constituídos por fios de cobre e são considerados flexíveis. Sua seção nominal varia entre 2×0,5 mm² a 2x4 mm² recomendados para a instalação de aparelhos pequenos e portáteis e objetos de iluminação como abajures e lustres.


Principais normas

Por se tratar de material que tem influência direta sobre a segurança da edificação, os fios e cabos elétricos de até 750 V devem passar pela certificação compulsória do Inmetro. As embalagens também trazem especificidades dos cabos, juntamente com o selo de certificação que atesta a sua qualidade.


Pela sigla das normas, você pode identificar se o produto segue as especificações previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).


  • ABNT NBR NM 280: determina a quantidade de cobre que deve haver nos produtos

  • ABNT NBR NM 247: para especificação dos produtos. Cabos isolados com policloreto de vinila (PVC) para tensões nominais até 450/750 V

  • ABNT NBR 7288 – também para especificação dos produtos. Cabos de potência com isolação sólida extrudada de cloreto de polivinila (PVC) ou polietileno (PE) para tensões de 1 kV a 6 kV.


Agora que você já conhece alguns detalhes técnicos importantes cabos e bitolas. Para aprender mais sobre o assunto, confira a matéria Cabos Elétricos: conheça a diferença dos modelos na hora da compra.


Conheça a Maxfio!

Somos uma indústria nacional de fios e cabos elétricos de baixa tensão, com produtos certificados e garantia de qualidade (NBR 247) e selo do Inmetro. Usamos matérias-primas com 100% de qualidade, alta resistência, segurança, flexibilidade e durabilidade.


53 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page