top of page

Saiba dos perigos do alumínio cobreado, escolha cabos 100% cobre! O barato pode sair caro!

Cabos de alumínio cobreado estão sendo comercializados como cabos de cobre falsificados, mas não atendem às normas e especificações do mercado.


O preço do quilo do cobre é mais alto do que o do alumínio, mas quanto vale uma vida? Cabos de alumínio cobreado ou conhecidos como CCA (Copper Clad Aluminium) não atendem a regulamentação vigente de fabricação, descumprindo os critérios mínimos de segurança de flamabilidade, tempo de vida útil e de instalação para a qual se propõem. Órgãos regulamentadores como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e de fiscalização como o INMETRO, recomendam buscar fabricantes confiáveis, que apresentem produtos de qualidade e testados, evitando assim, falsificações no mercado.


De acordo com especialistas da MAXFIO Condutores Elétricos, as pessoas estão adquirindo cabos mais baratos, acreditando serem de cobre, pois o valor do alumínio é muito abaixo do valor do cobre. No entanto, eles alertam que o alumínio cobreado é uma farsa! Ele é um fio de alumínio que recebe um banho de cobre, então, fica parecendo que é cobre, mas não é. Esses supostos cabos de cobre (cobreados), às vezes, até possuem o selo do INMETRO, mas não possuem normatização e nem registro verdadeiro do produto. É como se fossem produto pirata, explicam. Empresas mal intencionadas usam o registro de outro cabo, de uma marca que realmente foi registrada, mas trata-se de um cabo falso. O cliente pensa que está comprando uma coisa mas, na verdade, está recebendo outra.


É importante salientar que existem cabos de alumínio com outras especificações e destinados para outras finalidades, como cabos de alumínio duplex, triplex, entre outros, geralmente utilizados para instalações de alta tensão em ambientes externos, que não se comparam aos cabos de alumínio cobreados.


Os cabos de alumínio cobreados ou CCA, na realidade são uma liga de alumínio banhada em cobre, por isso o custo mais acessível em comparação com os cabos 100% cobre.

Danos ao meio ambiente

O cobre tem um papel indispensável na indústria moderna graças às suas capacidades condutoras, sendo também o metal mais reciclado no mundo, por isso os fabricantes que atuam dentro da normatização também cumprem com essa essencial luta pela preservação do meio ambiente. Em contrário aos cabos com condutores de alumínio cobreado (CCA) que não permitem a reciclagem como os condutores 100% de cobre ou de alumínio puro. O uso do alumínio cobreado tem um impacto muito nocivo ao ecossistema.


Cabos Desbitolados e Cabos de Alumínio Cobreado, qual a diferença e perigos?

O alerta é válido também para cabos desbitolados, como são denominados os cabos que não possuem a quantidade suficiente de cobre, esses são encapados com mais quantidade de PVC e menos cobre. A Portaria Inmetro nº 131, de 23 de março de 2022, estabelece o regulamento técnico e os requisitos de avaliação da conformidade com foco na segurança, entre os quais a devida quantidade de cobre que deve compor os produtos.


Tanto os cabos falsos de alumínio cobreado quanto os cabos de cobre desbitolados, além de não atenderem às normas de segurança, podem ocasionar o superaquecimento do condutor, a deterioração do isolamento e curtos-circuitos. Eles também têm vida útil reduzida em até ¼, quando comparado ao cabo normatizado. O cabo 100% cobre, além de seguir todas as normativas vigentes, é um produto que possui maior resistência a fatores como a oxidação e corrosão.

Certificado de segurança

Os fios e cabos elétricos estão entre os materiais mais importantes na instalação elétrica de um imóvel, pois são responsáveis por levar a energia elétrica desde o ponto de entrada até os pontos de utilização, como tomadas e interruptores. Não utilizar fios e cabos elétricos que possuem cobre 100%, também pode gerar o aumento inadequado no consumo da energia, por causa do aquecimento dos condutores.

Mesmo com a fiscalização, existem empresas comercializando cabos desbitolados e cabos de alumínio cobreado, em desacordo com as normativas técnicas vigentes. Os cabos condutores 100% cobre devem seguir a NBR NM 280 e condutores de cabos isolados (IEC 60228,MOD).


Você precisa proteger a sua obra com os fios e cabos elétricos da MAXFIO! Além da tecnologia antichama, todos os materiais da marca MAXFIO possuem certificação de segurança emitida pelo INMETRO.


Conheça a Maxfio

Somos uma indústria nacional de fios e cabos elétricos de baixa tensão, com produtos certificados e garantia de qualidade (NBR 247). Só trabalhamos com cabos que seguem todas as normativas vigentes.


Evite falsificações, escolha empresas reconhecidas no mercado para ter a garantia de produtos seguros que, além de conduzirem energia, inspiram confiança!


Entre em contato pelo nosso whatsapp e teremos satisfação em atender você!


40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page