top of page

Importância de Comprar Fios e Cabos Elétricos com Certificação

Fios e cabos elétricos com certificação possuem o selo do INMETRO, uma certificação obrigatória para a sua comercialização. Saiba mais sobre a importância das certificações em fios e cabos elétricos a seguir!


Você já ouviu falar alguma vez em sua vida sobre algum incêndio ou choque que aconteceu por causa das más condições dos fios elétricos? Basicamente, utilizar fios e cabos elétricos com certificação previne passar por situações semelhantes.


Mas o que significa certificação? Por que os fios e cabos elétricos devem realmente ser certificados? Quem certifica o quê? Qual a importância disso tudo?


Para saber a resposta destas perguntas, continue a leitura deste artigo! Vamos mostrar os detalhes deste assunto tão relevante para quem trabalha com instalações elétricas e materiais de construção civil, a seguir:


A importância de comprar fios e cabos elétricos com certificação

Existe no mercado uma forma padrão de se comprovar a qualidade dos fios e cabos elétricos. Essa forma garante que o produto foi produzido pensando em atender as especificidades das normas ou de um regulamento técnico vigente.


A isso damos o nome de certificação. Ela foi criada pelos Organismos de Certificação Credenciados (OCC), no Sistema Brasileiro de Certificação.


Em nosso país, existem vários órgãos de certificação. Podemos citar aqui o JAS-ANZ, o ANAB e o CGCRE/INMETRO, mas existem muitos outros selos de acreditação das certificações de sistemas de gestão.


Tudo o que é produzido, em território nacional, deve estar de acordo com as normas e com seus requisitos exigidos por lei. Do contrário, é possível que o produto cause danos à saúde ou à segurança do consumidor, como nos casos de incêndios que lembramos anteriormente.


Neste caso, os fios e cabos elétricos com certificação possuem o selo do INMETRO, uma certificação que é obrigatória para a sua comercialização. A portaria 640 do INMETRO é o que regulamenta este tipo de produto, que deve ser consultado para conseguir sua certificação.


Em simples palavras, é uma forma de comprovar que os fios e os cabos elétricos, como os produzidos pela Maxfio Condutores Elétricos, foram devidamente observados em laboratório e possuem todas as condições para evitar incêndios, baixa resistência e choques elétricos.


Relembrando que mesmo que tenha a certificação, em casos de má instalação ou uso indevido do tipo de cabo correto para a mesma, também pode gerar problemas, como curtos-circuitos. Por exemplo, em uma instalação que necessitaria de um cabo 6mm e usa-se um 4mm, mesmo que o cabo seja certificado, ele poderá superaquecer por não ser preparado para esta demanda elétrica e gerar sérios riscos à obra.


E ainda mais importante: se você não for profissional, sempre consulte um eletricista ou um engenheiro elétrico qualificado. Somente esses profissionais saberão indicar os cabos e outros materiais devidos, de acordo com a necessidade da sua obra.


Até aqui já deu para entender o valor de sua importância, não é mesmo? Agora vejamos o cenário da não certificação:


Riscos de não apresentar certificação

Um revendedor, lojista ou um distribuidor que possua em seu estoque fios e cabos elétricos que não foram certificados podem ter seus materiais apreendidos e sofrer penalidades jurídicas.


Da mesma forma, o cliente final pode correr risco de curto-circuito em seu ambiente, e, assim, ter seu patrimônio, no mínimo, debilitado, fora o risco à saúde. Além disso, ao não utilizar fios e cabos elétricos que possuem cobre 100%, como os da Maxfio Condutores Elétricos, é possível que ocorra o aumento de consumo da energia, gerado pelo aquecimento dos condutores e junto disso, uma conta de energia fora das expectativas.


Os instaladores e as construtoras podem deixar em risco as edificações por possíveis problemas relacionados às instalações elétricas, tendo que reinstalar e trocar todo o material utilizado, gerando mais gastos à obra. Tudo isso, além de deixar o cliente insatisfeito e sofrer penalidades jurídicas por não ter instalado fios e cabos elétricos com certificação.


Por isso, é sempre bom reforçar que os revendedores e distribuidores são encarregados de comercializá-los de forma segura para o cliente e para o seu negócio, e os fabricantes são responsáveis por enquadrar os fios e cabos às normas (assim como a Maxfio Condutores Elétricos).



Conheça a Maxfio Condutores Elétricos!

Somos uma indústria nacional de fios e cabos elétricos de baixa tensão, com produtos certificados e garantia de qualidade. Usamos matérias-primas com 100% de qualidade, alta resistência, segurança, flexibilidade e durabilidade.


46 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page